segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Paixão

A TV é uma verdadeira paixão para muitos brasileiros. Telespectadores de diferentes idades e perfis sócio-econômico e culturais torcem para determinada emissora como um time de futebol.

A emoção, em muitas ocasiões, supera a razão nas discussões que giram em torno do mundo televisivo. Em diferentes comunidades do orkut, por exemplo, estes grupos ficam bem delimitados. Os apaixonados pelas emissoras re reúnem virtualmente e organizam verdadeiros fãs-clubes. A Rede Record conta com 500 mil membros; a TV Globo, cerca de 200 mil e o SBT atingiu a marca de 100 mil participantes.

A paixão chega a tal ponto que muitos se autodenominam “globistas”, “sbtistas”, “recordistas” ou “bandistas”. Quando um programa alcança bons índices na audiência e ultrapassa o concorrente, é igual a uma vitória de um time. Em algumas situações, os grupos não se toleram, iguais às torcidas “desorganizadas” de futebol. Declarações infelizes aparecem em alguns comentários. Nos blogs sobre TV, o mesmo ocorre. No FABIOTV, idem. “Você recebe algum $$ para falar de tal emissora?”. Arghhh…

TV Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, Gazeta, Cultura, entre outras, buscam a fidelidade dos telespectadores. Apesar disso, o excesso da paixão pelo seu canal preferido torna míope importante parcela do público apaixonado pela telinha.

Nenhum comentário: